Canalblog
Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
BenlhevaiBlog
13 avril 2015

Missa de Domingo de Pascuela em Benlhevai !...

     Missa Pascuela (1)     Missa Pascuela (2)

Publicité
Publicité
8 avril 2015

Benlhevai inspira os Artistas/Benlhevai inspires Artists/Benlhevai inspire les Artistes !...

Igreja de Benlhevai 
Quadro pintado em acrílico sobre tela 
por Manuel T. Azevedo ...

                                      Igreja de Benlhevai

5 avril 2015

Lembranças da Pascoa / Memories of Easter / Souvenirs de Pâques !...

Os sinos repicavam no sábado de Aleluia e davam por encerrada a Quaresma. A Semana Santa tinha acabado e a azáfama de fazer os folares também. Pelo meio tinham ficado as horas passadas no forno em tão laboriosa confecção.

    Primeiro amassam-se os doces e põem-se a levedar e enquanto estes dormem, e dormem muito, trata-se de amassar os de carne, levedam, recheiam-se com a carne e voltam a levedar, acende-se o forno e cozem-se enquanto os doces continuam a dormir. Depois de cozidos os folares de carne e tirados do forno, aquece-se novamente o forno e cozem-se os doces.

    Aproveita-se ainda para meter uma assadeira com batatinhas temperadas e um galo ou um coelho que servirá de repasto para toda a família. Havia ainda que preparar as casas. Abriam-se as portas, esfregavam-se os soalhos, varriam-se os caminhos, enfeitavam-se as ruas e canelhas e as entradas das casas com verduras e flores campestres, tiravam-se da arca as toalhas de linho bordadas, ou em renda esculpidas, enfeitavam-se as mesas, enchiam-se as jarras com as mais lindas flores da época, tais como junquilhos e lilases, que impregnavam a sala com o seu perfume forte.

    Colocava-se o folar na mesa, a lamparina de azeite e a salva de prata com um sobrescrito com dinheiro destinado ao folar do senhor padre. Também se punham uns docinhos secos, cálices e vinho fino para quem quisesse festejar ali a Páscoa.                            

                                        Folar1

    Tudo ficava a luzir, era uma das épocas mais importantes do ano, todos aguardavam a visita pascal, que era precedida pelo badalar frenético da sineta, que uns dos rapazes de opa vestida fazia tlintar mesmo à porta de cada casa a visitar. Era o momento para acender a lamparina de azeite e todos se juntarem à volta da mesa à espera de beijar a cruz.

    Após a bênção do lar, que o senhor padre fazia ao mesmo tempo que aspergia água benta, desejava bom ano para todos os da família presentes e ausentes, inclusive os que andavam na Guerra do Ultramar, despediam-se e o compasso pascal avançava para outra visita, não sem antes serem depositadas umas moedinhas na caldeirinha da água benta, que o rapazio repartia entre si.

                                                 Folar2

    Após o almoço, que lá para as minhas bandas era apelidado de jantar, e que em dia de nomeada – o dia de nomeada era o dia de festejo – era sempre composto de acepipes que escasseavam no resto do ano, a tarde era preenchida com brincadeiras intensas e gozavam de certa liberdade, que estavam proibidas durante a Quaresma, pois tudo era pecado, até jogar a bilharda era pecado, coisa que eu não percebia, pois se os santos estavam de cara tapada como é que nos viam a brincar e ofender Jesus?

    Ainda havia a visita à casa dos padrinhos, não fossem eles esquecerem-se de dar o folar aos afilhados, o que para muitos eram das poucas prendas que lhes caiam nas mãos. À noite todos dormiam tranquilos e felizes, só já faltava mais uma semana de férias escolares e os deveres que a professora havia marcado para quinze dias eram gatafunhados à pressa, em parcos cinco ou seis dias e ainda havia a obrigação de ajudar os pais nas lides da casa e trabalhos agrícolas, que por esta altura ainda havia vinhas para esgaivar batatas para semear, pois dizia a minha avó:

 Serviço de menino é pouco, mas quem o perde é louco!

                                                                   Uma boa Páscoa para todos..........

 

2 avril 2015

Benlhevaiense en Memoria / Benlhevaiense in Memory / Benlhevaiense en Mémoire

Benlhevai fica hoje mais pobre...
Mais uma filha da terra partiu hoje para o reino dos céus!!!
Ester Pereira, residente em São Paulo, Brasil, filha de Felismino Pereira e de Maria Eugénia Macedo 
Que descanse em Paz !!!

                                                         Ester Pereira

Publicité
Publicité
BenlhevaiBlog
Publicité
BenlhevaiBlog
Newsletter
5 abonnés
Visiteurs
Depuis la création 48 332
Derniers commentaires
Publicité