Canalblog
Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité

BenlhevaiBlog

18 décembre 2009

Benlhevai inspira os Artistas/Benlhevai inspires Artists/Benlhevai inspire les Artistes !...

 

Bravo au SAM por esta bela Aguarela sobre a Igreja Matriz de Benlhevai.

Podem admirar o seu trabalho aqui => Sam's Ink

Publicité
Publicité
15 décembre 2009

Benlhevaiense en Destaque / Benlhevaiense on the Front Page / Benlhevaiense à la Une

                                                  Livre

 

 

 

Quand le Portugal m'appelle d'Alia Pinto Falgueiras

Villèle éditions

« Je ne suis pas d’ici, je suis de mon pays et même si je suis heureuse en France, un fil me retient, un fil qui tire plus fort quand le soleil brille. »

Alia Pinto Falgueiras est née à Benlhevai, un petit village de la province du Trás-os-Montes, située au nord du Portugal et qui signifie « au-delà des monts ». En 1963, alors qu’elle avait huit ans, elle est venue vivre en France avec ses parents, en Touraine. C’est ce fil, toujours, qui l’a poussée vers l’écriture afin que ses enfants et petits-enfants n’oublient pas d’où ils viennent.
Avec simplicité et douceur, Alia nous livre ses souvenirs d’enfance, dans ce Portugal encore vierge de toute modernité. Avec une infinie tendresse pour son pays natal et son peuple, les scènes du quotidien prennent vie sous sa plume. La vendeuse de poisson marchant pieds nus de village en village s’anime, les chants des veillées de vendanges et de moissons retentissent. Les sensations se font de plus en plus précises et l’odeur entêtante des orangers en fleur se dégage des pages, se mêlant à celle, laiteuse et sucrée, des figuiers. Le murmure des confidences échangées par les femmes au lavoir se perd au milieu des rires des enfants. Le goût du poulpe arrosé d’huile d’olive et du pain chaud sortant du four titille les papilles…

Ce témoignage, teinté de mélancolie et de joie, est une invitation au voyage à travers le temps, un hymne à une époque désormais révolue mais qui doit continuer de vivre dans les coeurs et les mémoires. Plus que le récit de sa propre vie, c’est l’histoire de toute une génération, déchirée entre deux patries, que nous chante Alia, sur les notes d’un émouvant fado…

Date de parution : septembre 2009 (Disponible dans toutes les bonnes Librairies et également à la fnac.)

Une bonne idée cadeau pour Noel !...

10 décembre 2009

Benlhevai !...

   A freguesia de Benlhevai fica a cerca de 13 quilómetros de Vila Flor sede de concelho e a 7 do Cachão. O seu orago é o Espírito Santo. Está situada a NorNordeste da sede de concelho, numa encosta virada para a Vilariça e na margem direita desta Ribeira. A estrada que liga Vila Flor ao IP2 na Trindade passa lhe na sua zona planáltica e bem no cimo do povoado. É povoação antiga, que apresenta vestígios castrejos.

   Foi curato da apresentação do Mosteiro Cistercense de Bouro. Era também dele o senhorio da freguesia, por doação de D. Pedro Fernandes (de como é indicado nas Inquirições de 1258). No entanto, a formação da Paróquia de Benlhevai só acontece depois do século XVI.

   A 22 de Maio de 1876 é ali criada a sua Escola Primária. Mas em 1864 já tinha 75 fogos e 350 habitantes. Depois de em 1878 ter descido para 309, apresenta um aumento para 432 em 1890. No século XX oscilou embora com pequenas variações, atingindo o maior número de habitantes em 1950 com 507. Desde aí até aos nossos dias a população diminuiu, pois em 1991 eram 244 residentes e dos quais 124 pertenciam ao sexo masculino. Em 2001 tinham 213 pessoas ali a residirem, sendo 111 masculinas.

   Na década de 60 havia 2 lagares de azeite, 1 encarregado do correio, 7 lavradores/agricultores, uma mercearia, umas minas de ouro, prata e volfrâmio registada; o presidente da Junta era Eduardo dos Santos Sousa, o Pároco Manuel trigo Lopes, a professora da escola primária era Etelvina de Jesus e o regedor José Manuel Fernandes.

   O trabalho principal efectuado actualmente pelos seus habitantes é a agricultura. Azeite, vinho, cortiça, castanha, bolotas, avelãs, laranjas, figos e alguma amêndoa são as produções principais, embora, como dizem os locais, Benlhevai vai tendo um pouco de tudo. Têm um negociante de vários produtos e outro que se dedica particularmente ao melão. Ali há dois cafés sendo um misto e um supermercado. Há um serralheiro, um barbeiro, dois ferradores mas um já não trabalha. Tem 8 pastores de ovelhas e alguns vitelos de criação. A nível artesanal fazem rendas, mas também o queijo e o requeijão. Nos últimos anos Benlhevai viu nascer duas indústrias de cogumelos que chegam a vários pontos do país e não só.

   A Igreja Matriz dedicada ao Espírito Santo é de construção granítica, com Torre sineira lateral e 4 sinos. O Portal é rectangular, simples e por cima tem uma abertura em arco redondo completo. No seu interior o altar-mor está coroado por um brasão. Com algum valor Patrimonial está a Capela de Nossa Senhora da Esperança que apresenta pórticos romanos, e segundo os locais, teria sido a primeira Igreja Matriz. Uma outra capela, a da Senhora do Carrasco fica no alto do monte para oeste da aldeia.

   Mas também a Rua da Igreja, Rua do Terreiro, Rua do Poço Andrês e Rua dos Valados, ou o Lagar de azeite que já não funciona. Do Largo do Terreiro na parte debaixo da Igreja onde está a paragem dos autocarros, encontra se a sede da Junta de Freguesia e um café. A Fonte de Baixo, de arco redondo e também em pedra, a Fonte do Terreiro ou Tanque e a Fonte da Mina ou de Cima. Têm ainda o Ribeiro do Prado ou de Cima e o Ribeiro do Paço. A Encosta de S. Roque é uma rua de acentuado declive que leva à parte cimeira do povoado, verticalmente, onde fica a Associação Cultural e o Campo de Futebol.

1 décembre 2009

Citação do dia / Day's quotation / Citation du jour !...

"Eu sou do Pais da minha infância"

"We come from our childhood as we come from a Country"

"On est de son enfance comme on est d'un Pays"

                                        Antoine de Saint-Exupéry

Publicité
Publicité
<< < 10 11 12 13 14 15 16 17
BenlhevaiBlog
Publicité
BenlhevaiBlog
Newsletter
5 abonnés
Visiteurs
Depuis la création 48 321
Derniers commentaires
Publicité