Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
BenlhevaiBlog
5 octobre 2014

Benlhevai en Destaque / Benlhevai on the Front Page / Benlhevai à la Une

Nótulas demográficas: Freguesia de Benlhevai

Procedamos aqui à análise dos dados referentes a Benlhevai, freguesia do norte do concelho de Vila Flor. Há 150 anos a população da dita freguesia cifrava-se em 343 moradores, número que no recenseamento seguinte diminuiu para 309 (quebra de 10%), para, todavia, nos 12 anos seguintes se registar um aumento espantoso de 40%, passando o número de residentes a fixar-se em 432 habitantes.

 

Quadro que regista a variação percentual de freguesia de Benlhevai ao longo dos tempos.

 

Contudo, os efeitos da falência do Estado de 1892 fizeram-se também sentir nesta aldeia, que perdeu cerca de 90 habitantes em dez anos, e passou para um número de residentes similar ao primeiro registo. Este número manteve-se relativamente estável nas duas décadas seguintes, sofrendo uma ligeira quebra no registo de 1930, que foi prontamente recuperada na década seguinte. Os anos 40 revelaram-se muito positivos para Benlhevai, tendo a população residente aumentado em 35%, passando de 373 pessoas para 507 (trabalho nas minas)!

 

Porém, a catástrofe demográfica dos anos 60 também se abateu em Benlhevai e esta povoação perdeu em duas décadas 232 pessoas(!!!) passando a contar com apenas 275 habitantes em 1960. De realçar que, em Benlhevai a esta crise demográfica já era bem evidente na década de 50 (ao passo que na maior parte das aldeias apenas nos anos 60 o demónio da desertificação laborou sem escolhos) período onde desapareceram mais de 80 pessoas.

 

Entre 1981 e 2001 os resultados dos censos forem sempre negativos, perdendo-se gente a cada recenseamento, tendo-se apurado, na entrada do terceiro milénio, apenas 214 habitantes. Contudo, a última contagem da população revelou um aumento de 20 pessoas, o que é algo de único em todo o concelho, pois todas as freguesias perderam habitantes, umas mais, outras menos. Benlhevai, talvez pela presença da poderosa indústria de cogumelos, tornou-se assim um exemplo a seguir, uma excepção em todo o concelho, quiçá, em todo o nordeste trasmontano.

 

 

Quadro que regista o número de habitantes em bruto em Benlhevai, em cada recenseamento.

Publicité
Publicité
Commentaires
BenlhevaiBlog
Publicité
BenlhevaiBlog
Newsletter
5 abonnés
Visiteurs
Depuis la création 48 322
Derniers commentaires
Publicité